Como funcionam as agências de marketing digital?

agência de marketing digital

Para algumas marcas, o marketing digital ainda é um conceito relativamente novo – águas desconhecidas que parecem um investimento muito grande, longe do conforto familiar do marketing tradicional. Para os profissionais de marketing digital em potencial, pode ser um pouco intimidante e muito distante dos processos das agências de publicidade tradicionais.

Então, em uma tentativa de familiarizar mais pessoas com os meandros desse mundo não tão novo da mídia digital, pensamos em apresentar a você como uma agência de marketing digital realmente funciona.

Como é o ciclo de vida de um projeto em uma agência digital?

As agências de marketing digital são muito diferentes de uma agência de publicidade tradicional porque os processos são muito mais rápidos, de acordo com o comportamento do consumidor em tempo real na web. É louco, dinâmico e inovador ao mesmo tempo!

Para entender como funciona uma agência de marketing digital, você deve primeiro entender quais são os vários departamentos:

1. Equipe de vendas / desenvolvimento de negócios:

Essa equipe faz exatamente a mesma coisa que em todas as empresas – coloca a empresa em contato com clientes em potencial, traz novos negócios a bordo e executa e lida com contratos e SLAs. Porém, estão atrelados a uma estratégia de marketing que, teoricamente, deva ser mais funcional do que de uma empresa que não é uma Agência Digital.

2. Gerentes de contas / Equipe de atendimento ao cliente:

Eles lidam com os clientes / clientes da empresa. Assim que o cliente entra – por meio da equipe de vendas – os gerentes de contas ou executivos de atendimento ao cliente coordenam os requisitos do cliente diariamente. Eles então criam estratégias com base nesses requisitos e as executam nas diferentes equipes da empresa.

3. Equipe de redação:

A primeira etapa na execução de uma estratégia para um cliente é fazer com que o conteúdo / cópia seja escrito – o que pode incluir postagens de blog, conteúdo de site, e-mails e mensagens de incentivo, postagens em mídias sociais, anúncios digitais e muito mais. Essa equipe geralmente trabalha com a equipe de SEO para escrever conteúdo com palavras-chave específicas.

4. Equipe de SEO (Search Engine Optimization):

A equipe de SEO ajuda a melhorar a visibilidade do site do cliente nos resultados dos buscadores. O objetivo é receber visibilidade orgânica ou gratuita e atrair mais clientes para o site. Se o cliente preferir, os links pagos também podem ser comprados pela equipe para ajudar na classificação do site do cliente. Mas a recomendação é nunca efetuar a compra de backlinks sem o auxílio de uma consultoria especializada em SEO.

5. Equipe de design:

A equipe de design cuida da visualização de diferentes elementos – de postagens de blogs a postagens de mídia social e anúncios – incluindo a criação de uma interface do usuário amigável e eficaz para sites a fim de obter mais leads para os clientes.

6. Equipe de Desenvolvimento:

A equipe de desenvolvimento cuida da programação, fazendo a criação e design de sites que são fáceis de navegar, amigáveis ​​e trazem aos clientes o melhor retorno sobre os gastos com marketing.

7. Equipe de mídia paga / pagamento por clique (PPC):

O marketing pago dá ao cliente um resultado mais proeminente na web, nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), em plataformas como Facebook e LinkedIn, bem como em diferentes sites de editores através do Google, compra de mídia personalizada e plataformas de marketing de conteúdo. É aqui que os clientes obtêm os retornos mais rápidos do investimento em marketing.

8. Equipe de Redes Sociais:

Esta equipe lida com todas as plataformas de mídia social para promover a marca e facilitar a interação um-a-um entre o cliente, clientes existentes e potenciais e influenciadores. A equipe cria estratégias, as executa e analisa o engajamento da marca em diferentes plataformas, além de ouvir e monitorar as mídias sociais.

9. QA ou Equipe de Análise de Qualidade:

Todos os requisitos gerados pelo cliente só entram em operação após uma rigorosa análise de qualidade de sua eficiência. Conteúdo, design, navegação, visibilidade da imagem, tempo de carregamento, etc. são verificados pela equipe de QA.

10. Equipe de contas da Agência de Marketing Digital:

A equipe de contas fornece suporte à organização, preparando e examinando registros financeiros, lidando com as transações da empresa, etc.

As equipes acima trabalham em colaboração, ao contrário do formato de agência tradicional, onde uma combinação de escritores, designers e executivos de contas trabalham em uma conta. Em qualquer agência de marketing digital, cada equipe está ligada à outra e o desempenho de uma afeta a outra.

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