Upskilling para capacitação de funcionários

Upskilling para capacitação de funcionários – Luxafor

A melhoria de competências torna os funcionários mais proficientes nas suas funções atuais e contribui para o seu crescimento holístico. Com iniciativas de melhoria de competências, os empregadores podem aumentar a satisfação profissional dos funcionários e criar uma força de trabalho mais adaptável.

As iniciativas de melhoria de competências são particularmente necessárias nos dias de hoje, uma vez que os funcionários abandonam rapidamente se sentirem um pouco de estagnação no ambiente de trabalho ou se descobrirem que a cultura de trabalho não corresponde ou excede os seus padrões. Especialmente nesta era digital, os funcionários procuram mais controlo e liberdade, enquanto os empregadores enfrentam o aumento das taxas de rotatividade.

Como os próprios funcionários priorizam qualificação e requalificação, esperam o mesmo e mais dos empregadores. Se os empregadores não lhes proporcionarem oportunidades de crescimento, a retenção torna-se difícil. Se você deseja manter os melhores talentos em sua organização, o aprimoramento de habilidades é um caminho ao qual você precisa prestar mais atenção.

A necessidade de atualização

Para aproveitar as oportunidades emergentes e atender eficazmente às necessidades dos seus clientes, você precisa garantir que seus funcionários estejam atualizados sobre as mudanças na tecnologia, nas preferências dos consumidores, nas tendências do mercado e nos padrões do setor. Isto só é possível através de iniciativas de melhoria de competências frequentes e regulares.

A qualificação de seus funcionários também leva ao aumento da produtividade e proporciona à sua organização uma vantagem competitiva. Para que sua empresa sobreviva e prospere no cenário dinâmico de negócios, é fundamental antecipar os requisitos futuros de habilidades e preparar sua força de trabalho para os mesmos.

De acordo com um Pesquisa sobre lacunas de competências em 2018 relatório, 80% dos entrevistados disseram que pediriam demissão se os empregadores não fornecessem treinamento para as mudanças nos requisitos de habilidades. Faz mais sentido preencher as lacunas de competências, incentivando os seus funcionários atuais a melhorarem as suas competências e fornecendo os recursos necessários para capacitá-los.

O upskilling é semelhante a um investimento nos funcionários. Mostra que sua organização está comprometida com o desenvolvimento dos colaboradores e isso estimula a fidelização. Ajuda a reduzir a rotatividade e os custos associados à contratação e treinamento de novos funcionários. Priorizar a qualificação também incentiva uma cultura de aprendizagem e mostra aos funcionários que a organização valoriza a progressão. Esse ambiente de trabalho também atrai novos talentos, especialmente aqueles que têm vontade de aprender e são ambiciosos.

Aprimoramento de habilidades para capacitação de funcionários

Capacitação dos funcionários por meio do aprimoramento de habilidades

Além da infinidade de vantagens que a melhoria de competências traz para os empregadores, oferece imensos benefícios para os funcionários, incluindo, mas não se limitando a estes:

Desenvolvimento Profissional e Avanço na Carreira

O upskilling abre portas para mais oportunidades, dotando os funcionários com conhecimentos e habilidades relevantes para suas funções atuais ou desejadas. Através da melhoria de competências, os funcionários podem tornar-se mais capazes de assumir responsabilidades adicionais, transformando-as em ativos valiosos para a organização. Para os funcionários, isso pode significar aumentos salariais e promoções.

Maior satisfação e motivação no trabalho

Se você notou baixo moral entre os funcionários, a qualificação pode ser uma forma de mudar isso. Adquirir novas habilidades ou melhorar o que já possuem pode reacender a paixão pelo trabalho. O zelo renovado levará a melhores resultados, maior satisfação no trabalho e maior aumento na motivação.

Maior adaptabilidade e coragem em meio à mudança

A adaptabilidade é uma habilidade crítica no ambiente de negócios em rápida mudança. O aprimoramento de habilidades ajuda os funcionários a se tornarem mais ágeis. As mudanças não os abalarão facilmente; suas habilidades os ajudarão a se adaptar rapidamente a novas situações.

Mais confiança e autoeficácia

A melhoria de competências pode capacitar os funcionários com um aumento de confiança. Você pode encontrá-los mais dispostos a assumir tarefas e projetos que antes consideravam assustadores. O aumento da proficiência pode proporcionar-lhes uma nova confiança, e este efeito também pode repercutir-se nas suas vidas pessoais.

Estratégias para uma melhoria eficaz

Foi estabelecido que a melhoria das competências é a favor de ambos: empregadores e também trabalhadores. Os funcionários hoje em dia não exigem apenas oportunidades de qualificação, eles esperam e exigem tais oportunidades. Uma organização proativa não espera que os funcionários perguntem, solicitem ou exijam oportunidades de qualificação. Para obter o máximo de benefícios, sua organização deve ter várias estratégias eficazes de qualificação. Aqui estão algumas estratégias de qualificação que podem ajudá-lo a desenvolver uma força de trabalho versátil e ágil:

Aprimoramento de habilidades para capacitação de funcionários

Identifique lacunas de habilidades e necessidades individuais

Você pode aprender quais habilidades serão mais valiosas por meio do mapeamento de habilidades futuras. Compare as habilidades e os níveis de seus funcionários com aqueles necessários para cumprir suas metas organizacionais de longo prazo. Use pesquisas e tarefas de avaliação de habilidades para avaliar os níveis atuais de habilidades de seus funcionários e identificar áreas que precisam de melhorias. Em seguida, prossiga para preparar sua força de trabalho por meio de iniciativas direcionadas de melhoria de habilidades.

Participe de conversas regulares com seus funcionários para aprender sobre seus requisitos e aspirações de desenvolvimento. Não limite essas conversas às avaliações anuais de desempenho. Personalize seus programas de qualificação para atender aos requisitos e preferências de seus funcionários.

Ofereça diversas oportunidades de aprendizagem

Os programas de melhoria de competências não devem seguir o conceito de “tamanho único”. Como os funcionários variam em suas habilidades e necessidades, seria melhor proporcionar-lhes diversas oportunidades de aprendizagem. Tempo livre flexível e oportunidades de microaprendizagem são ótimas ideias para começar. Sempre que aplicável, o aprendizado on-line é uma opção econômica. Por exemplo, funcionários em meio de carreira que buscam aprimorar suas habilidades de liderança poderiam se beneficiar de um EMBA online.

Você pode usar sua intranet para treinamento ou nomear um instrutor interno. Depois, há também a opção de contratar um treinador corporativo freelancer. Ou você também pode considerar enviar funcionários selecionados para programas de treinamento externos. Explore as diversas oportunidades de melhoria de competências disponíveis e escolha as opções mais adequadas às necessidades e preferências dos seus colaboradores.

Incentive os funcionários a aprender uns com os outros

Considere atribuir funcionários a equipes multifuncionais onde possam colaborar com colegas de outros departamentos para facilitar a troca de conhecimento. Outra opção que cria oportunidades de transferência de conhecimento e orientação personalizada é um programa de mentoria em que um funcionário experiente ensina um colega menos experiente. Organize eventos de almoço e aprendizado onde os funcionários compartilhem suas melhores práticas e lições aprendidas entre si e usem plataformas ou ferramentas colaborativas para o mesmo propósito.

Crie uma cultura de aprendizagem contínua

Faça do aprendizado uma parte integrante da sua cultura organizacional. Pode parecer mais fácil falar do que fazer, no entanto, com passos conscientes, você descobrirá que não é tão desafiador assim. A liderança sénior precisa de dar um exemplo positivo e apoiar e envolver-se ativamente em iniciativas de melhoria de competências. Trabalhe em estreita colaboração com o departamento responsável pela criação de programas de qualificação e informe seus esforços por meio de discussões sobre tendências do setor e necessidades de negócios.

Encontre maneiras de incorporar oportunidades de aprendizagem no trabalho diário. Aceite o feedback dos funcionários sobre suas iniciativas de melhoria de habilidades e dê às suas opiniões o devido respeito e valor. Reconheça e recompense o progresso e as conquistas de seus funcionários por meio de elogios verbais, menções em plataformas públicas, certificações formais e prêmios, incentivos baseados em desempenho, promoções e oportunidades de avanço, recompensas personalizadas e outras oportunidades de desenvolvimento profissional.

Reunião de qualificação de funcionários

Onde houver oportunidades, haverá desafios. E onde houver desafios, haverá novas oportunidades. Mesmo durante a qualificação dos funcionários, você encontrará alguns desafios significativos. Abrace os desafios com uma mentalidade positiva e você os superará com facilidade. Aqui estão alguns dos desafios que você pode enfrentar com iniciativas de qualificação, acompanhados de possíveis soluções:

Desafio nº 1: restrições de recursos

A melhoria das competências tem sobretudo a ver com preparar a força de trabalho para o futuro, mas as circunstâncias atuais podem colocar restrições de recursos. Por exemplo, você pode ter tempo limitado, prioridades concorrentes ou restrições orçamentárias.

Solução: Procure opções de formação mais flexíveis e acessíveis, em vez de adiar um programa abrangente de melhoria de competências para o futuro.

Desafio nº 2: Resistência à Mudança

Você pode descobrir que alguns funcionários são bastante resistentes a mudanças. Os motivos podem variar. Por exemplo, alguns podem relutar em sair das suas zonas de conforto. Outros podem resistir devido a ameaças percebidas à segurança no emprego.

Solução: Realize sessões onde os líderes seniores comuniquem os benefícios da qualificação aos funcionários. Incentive os funcionários a expressarem suas preocupações e abordá-las com respeito. Forneça aos funcionários o apoio e o incentivo de que precisam.

Desafio nº 3: Falta de acesso

Alguns funcionários, especialmente aqueles que trabalham em locais remotos, podem enfrentar barreiras como o acesso limitado ou a falta de acesso a recursos de formação. Eles podem sentir que estão em desvantagem.

Solução: Torne o aprimoramento de habilidades fácil e acessível até mesmo para os funcionários mais remotos por meio de opções de aprendizagem flexíveis, como vídeos de treinamento gravados. Fornecer assistência financeira aos funcionários que buscam treinamento externo.

Superando Desafios

Reunião de qualificação de funcionários

Principais conclusões

  • O rápido avanço da tecnologia e a natureza dinâmica do ambiente de negócios tornam a qualificação uma necessidade e não uma opção.
  • A melhoria de competências é vantajosa tanto para os empregadores como para os empregados.
  • Quando uma organização oferece regularmente oportunidades de aprendizagem e qualificação, os funcionários veem isso como um compromisso com o crescimento dos funcionários.
  • As organizações devem priorizar iniciativas de melhoria de competências e utilizar uma combinação de estratégias adequadas às necessidades dos colaboradores e também do negócio.
  • Os funcionários podem trabalhar em direção aos seus objetivos profissionais e assumir o controle do avanço de sua carreira, aproveitando oportunidades de aprimoramento de habilidades.
  • A criação de uma cultura de aprendizagem facilitará as iniciativas de melhoria de competências e beneficiará os objetivos de longo prazo da organização, bem como dos colaboradores.
  • O caminho para a qualificação dos funcionários será repleto de desafios. Enfrentar estes desafios requer priorização estratégica e comunicação clara, entre outras coisas.
  • As organizações devem aproveitar iniciativas de melhoria de competências para capacitar os funcionários e impulsionar o crescimento dos negócios.

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